O Valor da Ciência será o foco do seminário on-line Diálogo Nobel no Brasil
A ideia é mobilizar as instituições para que essa atividade faça parte do calendário acadêmico das Instituições de Ensino Superior do país
Com o objetivo de reunir representantes da comunidade científica brasileira e estudantes de ensino superior, acontecerá no dia 8 de abril (quinta-feira), o seminário Diálogo Nobel no Brasil, que terá como foco “O Valor da Ciência”. O evento poderá ser acompanhado on-line e gratuitamente, de 10h às 13h30 (horário de Brasília), pelo canal do Prêmio Nobel no YouTubehttps://www.youtube.com/watch?v=ffmcJedP6Yg (em português) e https://www.youtube.com/watch?v=h7Q2gcgHZWI (em inglês).
Promovido pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), em parceria com a Nobel Prize Outreach (braço de comunicação da Fundação Nobel), e apoiado pela Secretaria de Educação Superior (Sesu), do Ministério da Educação (MEC) o evento será dividido em duas etapas. Na primeira, os laureados May-Britt Moser (Medicina, 2014) e Serge Haroche (Física, 2012) irão apresentar suas perspectivas em um formato de entrevista, sendo depois acompanhados por Luiz Davidovich (presidente da ABC) e Helena Nader (copresidente da Rede Interamericana de Academias de Ciências).
Na segunda etapa, serão realizadas duas mesas-redondas com a participação de 40 estudantes de graduação e pós-graduação, previamente selecionados (20 por sessão), que terão a oportunidade de interagir com os ganhadores do Prêmio Nobel.
A ideia é mobilizar as universidades e faculdades para que essa atividade faça parte do calendário acadêmico das instituições de ensino superior do Brasil. Desta forma, a SESU promoveu a divulgação do evento junto às Instituições Federais de Educação Superior (IFES) para auxiliar à ABC no processo de seleção dos estudantes que participarão das mesas-redondas com os laureados.
A ABC recebeu inscrições de mais de 170 estudantes de 90 instituições de educação superior públicas e privadas, oriundas do Distrito Federal e 23 Estados da Federação, para participar das mesas-redondas.
A seleção dos participantes se baseou no currículo, histórico escolar, e motivação da indicação, respeitando a distribuição regional e entre as grandes áreas da Ciência, além da diversidade da população brasileira.
Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da Sesu
Fonte: https://www.gov.br/mec