Planos de saúde: Número de usuários volta a crescer, mas retomada é lenta, diz BTG Pactual
Os analistas dizem estar confiantes de que ganhos de escala consideráveis e eficiência do modelo de negócios vertical irão prevalecer ao longo do ano com a fusão da Hapvida e a Intermédica
O setor de planos de saúde voltou a crescer em fevereiro com alta no número de usuários, mas em ritmo mais lento, diz o BTG Pactual, após a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgar os dados mensais ontem.
Os analistas Pedro Lima, Samuel Alves e Yan Cesquim destacam que houve um acréscimo de 72 mil beneficiários nos planos médico-hospitalares, na comparação com janeiro, enquanto os planos odontológicos adicionaram 104 mil pessoas, reduzindo o ritmo em relação aos meses anteriores.
Ao fim de fevereiro, os planos de assistência médica somavam pouco mais de 49 milhões de usuários e os odontológicos tinham 29,2 milhões de cadastrados.
A equipe do BTG reforça que, assim como em janeiro, os destaques foram SulAmérica e Central Nacional Unimed (CNU), seguidas por Athena Saúde e Porto Seguro.
“Enquanto Amil, Bradesco e Hapvida/NotreDame Intermédica tiveram desempenho inferior”, comentam, acrescentando que os números de janeiro e fevereiro sugerem que a Hapvida não deverá ter adições líquidas consistentes no primeiro trimestre. No segundo mês do ano, a operadora perdeu 16 mil membros.
Apesar disso, os analistas dizem estar confiantes de que ganhos de escala consideráveis e eficiência do modelo de negócios vertical irão prevalecer ao longo do ano com a fusão da Hapvida e a Intermédica, concluída em fevereiro.
Eles apontam que o segmento odontológico continua em expansão, com a SulAmérica destacando-se no mês, ao acrescentar 24 mil clientes. Em contrapartida, a Odontoprev apresentou redução nas adições líquidas no período.
A equipe do BTG reforça que, com o forte potencial de crescimento do setor junto aos principais impulsionadores de consolidação, prefere as ações de Hapvida, Rede D’Or e SulAmérica, sendo esta mais barata que os papéis da rede hospitalar.
O BTG Pactual tem recomendação de compra para a Hapvida, SulAmérica e Rede D’Or, enquanto para a Odontoprev é neutra.
Fonte: https://valor.globo.com