Prazo de inscrição em cursos sobre hanseníase termina nesta quinta-feira, 30
Capacitação é voltada para profissionais de saúde; saiba como se inscrever
Termina nesta quinta-feira (30) o prazo de inscrições em três cursos a distância para a qualificação de profissionais de saúde, de nível superior, em cuidados e tratamentos de vítimas da hanseníase. A capacitação do Ministério da Saúde é voltada para reforçar a qualificação dos atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Com a oferta dos cursos on-line “Hanseníase na Atenção Primária: inclusão social por meio do enfrentamento ao estigma e da discriminação”; “Hanseníase na Atenção Primária: o cuidado integral em hanseníase” e “Hanseníase na Atenção Primária: o programa de hanseníase nas políticas públicas de saúde no Brasil”, a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), busca qualificar 50 mil profissionais em cada um deles.
Os três cursos têm cargas horárias que variam de 40 horas a 10 horas de duração. A abordagem dos temas busca estimular nos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) a análise crítica e a reflexão sobre o cuidado, o fortalecimento da atenção primária e a prática do tratamento integral do paciente acometido pela hanseníase. Os interessados podem se inscrever nos cursos de forma independente ou para participação no programa todo.
De acordo com estatística da Coordenadora-geral de Vigilância das Doenças em Eliminação do Ministério da Saúde, Carmelita Ribeiro Filha, mais de 70% das pessoas acometidas por hanseníase no Brasil recebem cuidados por meio da atenção primária à saúde, a porta de entrada do SUS. Para matrícula, é preciso acessar os seguintes links:
Hanseníase na Atenção Primária: inclusão social por meio do enfrentamento ao estigma e da discriminação – Qualificação –
O cuidado integral em hanseníase – Hanseníase na Atenção Primária: o cuidado integral em hanseníase – Qualificação
Hanseníase na Atenção Primária: o programa de hanseníase nas políticas públicas de saúde no Brasil – Qualificação –
A participação é aberta e o conteúdo já está disponível por meio da plataforma Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).
Fonte: https://www.gov.br/saude