Prazo de recurso sobre análise de diploma termina em 14/7
Participantes da 1ª etapa do Revalida 2022/2 podem solicitar nova análise de documento pelo sistema do exame. Resultados serão divulgados na segunda (18)
Termina, às 23h59 (horário de Brasília) da próxima quinta-feira, 14 de julho, o prazo para interpor recurso referente à análise de diploma do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2022/2. Os participantes da primeira etapa podem solicitar a nova análise por meio do Sistema Revalida. Os resultados dos recursos serão divulgados em 18 de julho.
O único documento aceito, como previsto no edital do exame, é o diploma médico original expedido por instituição de educação superior estrangeira reconhecida no país de origem pelo ministério da educação ou órgão equivalente. É necessário que o certificado seja autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo processo de Apostilamento da Haia — regulamentado pela Convenção de Apostila da Haia, tratado internacional promulgado pelo Brasil por intermédio do Decreto n.º 8.660, de 29 de janeiro de 2016. O arquivo deve ser digitalizado (frente e verso) e estar em formato PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2 MB.
Aplicação – O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará a primeira etapa do Revalida 2022/2 no dia 7 de agosto, em oito cidades brasileiras: Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP).
Etapas do exame – O Revalida é composto por duas etapas (teórica e prática), que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). A participação na segunda etapa depende da aprovação na primeira, que contempla as provas objetiva e discursiva.
O exame busca subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. As referências são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.
Confira o edital da 1ª etapa do Revalida 2022/2
Confira a retificação que trata do cronograma referente à análise de diploma
Fonte: https://www.gov.br/mec