Prêmio Transformação Digital na Saúde premia 15 soluções inovadoras
Servidores da SES-DF participaram com 14 iniciativas. Uma delas ficou em primeiro lugar da categoria em que concorreu
Soluções e iniciativas aplicadas em serviços, processos ou políticas públicas para o Sistema Único de Saúde (SUS) foram reconhecidas pelo Prêmio Transformação Digital na Saúde no encerramento da 6ª Feira de Soluções para Saúde. A iniciativa premiou 15 propostas no evento, promovido pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
O reconhecimento – que tem o objetivo de incentivar a disseminação de inovações e soluções que produzam resultados positivos para a sociedade, especialmente no DF – ocorreu por categoria. Uma das 14 iniciativas apresentadas por servidores da SES-DF – O uso de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) para vigilância e enfrentamento da dengue na Atenção Primária – ficou em primeiro lugar na categoria Políticas Públicas de Saúde Digital no SUS.
A proposta V4H venceu a categoria Complexo Econômico e Industrial da Saúde 5.0. Em Sistemas de Inteligência Artificial na Saúde, a primeira colocada foi a iniciativa denominada PROADSESS. Já na categoria Pesquisa, desenvolvimento e inovações na transformação digital, ganhou a proposta JUDJe. Por fim, em Educação e Sociedade na Era da Saúde 5.0, a solução OpenCare 5G saiu vencedora.
“Precisávamos muito deste momento para reunir nossos esforços. Quando começamos a mobilizar o nosso servidor para pensar fora da caixa, através da transformação digital, conseguimos fazer mais com os mesmos recursos”, reforçou o subsecretário de Planejamento em Saúde da SES-DF, Rodrigo Vidal da Costa, sobre a importância do evento para que soluções sejam pensadas especialmente pelos próprios servidores, que estão na ponta do atendimento e entendem os recursos disponíveis.
A diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, ressaltou a vocação da Feira de diálogo e troca de ideias entre diferentes agentes. “Um espaço democrático que acolhe ideias e iniciativa, abrindo espaço para que possamos ir mais longe com tudo que podemos dividir e compartilhar.”
Além da premiação das soluções vencedores, o encerramento da feira teve o anúncio das dez equipes que passarão para a próxima etapa da Hackatona SUS Digital. Após a fase de recursos, o resultado final deve ser divulgado em 5 de dezembro, segundo o edita. Em seguida, de acordo com o coordenador da 6ª Feira de Soluções para Saúde, Wagner Martins, as equipes vão iniciar a etapa da incubação. “Elas idealizaram propostas para solucionar problemas que a SES-DF apresentou. A próxima etapa é a incubação, que contará com o olhar de quem está trabalhando na ponta e de técnicos que tratarão da tecnologia para a incorporação”, explicou.
14 iniciativas da SES-DF
Entre as soluções inscritas na feira, 14 foram elaboradas por servidores da SES-DF e incluíam inovações tecnológicas nas áreas de planejamento, monitoramento e gestão.
As soluções realizadas pelos servidores foram:
- Importação de Ações Ambulatoriais para RAAs
- Aplicativo para Monitoramento da Subnotificação de Sífilis
- Uma Nova Abordagem para o Cálculo de Cobertura Vacinal de Covid-19 no DF: Aplicação do Power Bi
- Automação de Processos de Negócio
- CONECTSUS: Conheça suas funcionalidades e saiba como obter a Carteira Nacional de Vacinação Digital
- Aplicativo NND-Fiscalização Contrato
- Aplicativo para Monitoramento e Seguimento de Sífilis em Gestante
- Painel: Gestão de Custos – SES/DF
- Sistema de Gestão de Credenciamento e Habilitação
- Desenvolvimento Institucional: do Plano Estratégico à Inteligência Organizacional
- O Uso de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) para Vigilância e Enfrentamento da Dengue na Atenção Primária
- Painel de Monitoramento de caso de Câncer do Colo de Útero
- Relatório Gerencial, Quadrimestral de Custos – RGGC
- Painéis de Monitoramento e Avaliação de Indicadores Estratégicos
Fonte: https://www.saude.df.gov.br