Queixas técnicas de vacinas contra a Covid-19
A Anvisa segue trabalhando para promover e proteger a saúde da população e garantir que a campanha de vacinação não seja prejudicada.
AAnvisa observou um aumento significativo no número de queixas técnicas relacionadas à redução do volume das vacinas contra a Covid-19 e, consequentemente, à redução de doses por frasco.
Especialistas das áreas de Medicamentos e de Produtos para Saúde da Agência, em conjunto com as Vigilâncias Sanitárias estaduais e municipais, estão investigando com prioridade as possíveis causas do problema.
O processo de investigação vem sendo realizado pela equipe multidisciplinar, no intuito de avaliar os fatores que podem impactar em perdas durante o processo de fabricação, distribuição e também durante a administração da vacina.
A Anvisa segue trabalhando para promover e proteger a saúde da população e garantir que a campanha de vacinação não seja prejudicada.
Como notificar
O Notivisa é um sistema informatizado, desenvolvido pela Agência, para receber notificações de incidentes e queixas técnicas (QTs) relacionadas ao uso de produtos e de serviços sob vigilância sanitária.
As QTs tratam de notificações de suspeita de irregularidade sanitária, seja por um afastamento dos parâmetros de qualidade de um produto, exigidos no processo de registro da Anvisa, ou por outras práticas ilegais, tais como empresas clandestinas, produtos sem registro ou falsificados, venda de medicamentos a empresas sem autorização de funcionamento, entre outras.
As QTs podem ser notificadas por qualquer profissional de saúde e o sistema encontra-se disponível em ..:: NOTIVISA ::.. (anvisa.gov.br)
Fonte: https://www.gov.br/anvisa