Saúde cria Câmara Técnica para debater doença que causa malformação no sistema nervoso de crianças
Grupo terá a função de discutir caminhos para assistência de crianças com mielomeningocele e redução da mortalidade
Com o objetivo de aprimorar o cuidado das crianças com mielomeningocele, o Ministério da Saúde instituiu, nesta terça-feira (10/08), a Câmara Técnica Assessora, para o enfrentamento da doença no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
A mielomeningocele é uma malformação do sistema nervoso central, caracterizada por uma abertura na coluna vertebral da criança o que pode levar à paralisia dos membros inferiores, diferentes graus de restrição no desenvolvimento intelectual, disfunções intestinais, gênito-urinárias e ortopédicas.
A Câmara Técnica terá a função de debater, revisar, promover, avaliar e auxiliar cientificamente temas que tratem de diretrizes e ações de prevenção e diagnóstico precoce. Também terá a tarefa de discutir a necessidade de intervenções cirúrgicas intrauterinas e pós-natais, assistência e reabilitação da criança, bem como a redução da morbimortalidade desse público.
A Câmara Técnica Assessora para o Enfrentamento da Mielomeningocele terá duração de 1 ano, prorrogável por igual período.
Saiba mais sobre o grupo aqui.
Fonte: https://www.gov.br/saude