Segunda edição do Manual Técnico para Diagnóstico da Sífilis está disponível para consulta pública
As contribuições podem ser enviadas, de forma virtual, até 17 de setembro
O Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI), da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), disponibilizou em consulta pública, nesta quarta-feira (8), a proposta da segunda edição do Manual Técnico para Diagnóstico da Sífilis.
A atualização do documento é prevista pela Portaria nº 2.012, de 19 de outubro de 2016, que aprova o Manual Técnico para o Diagnóstico da Sífilis. Os interessados em participar têm o prazo de 10 dias para que sejam enviadas contribuições embasadas em evidências científicas. As colaborações devem ser realizadas por meio do formulário disponível aqui.
O combate à sífilis no país segue como ação prioritária do Ministério da Saúde, com oferta de testagem e tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A segunda edição do manual propõe atualização das diretrizes com o objetivo de ampliar o diagnóstico com qualidade, introduzir novas metodologias e aprimorar os fluxos para que permitam o diagnóstico precoce da sífilis e possibilitem o tratamento da doença.
O documento com a proposta da segunda edição do Manual Técnico para Diagnóstico da Sífilis e formulário para envio de sugestões podem ser acessado aqui.
Participação e transparência
A consulta pública é um mecanismo de publicidade e transparência utilizado pelos governos para obter contribuições da sociedade a respeito de determinado tema. Esse mecanismo tem o objetivo de ampliar a discussão sobre o assunto e embasar as decisões sobre formulação e definição de políticas públicas.
Fonte: https://www.gov.br/saude