Sistema de acreditação do Mercosul está com novo portal
Endereço eletrônico foi atualizado e tem o objetivo de abrigar informações relativas ao Sistema Arcu-Sul e à lista oficial de cursos acreditados
OSistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do Mercosul e Estados Associados (Arcu-Sul) está com novo portal. A mudança é resultado de uma determinação da Rede de Agências Nacionais de Acreditação (Rana), que estabeleceu um novo endereço eletrônico para abrigar informações relativas ao Sistema Arcu-Sul e à lista oficial de cursos acreditados pelo sistema. O novo portal está hospedado no endereço arcusur.org.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é responsável pela operacionalização do Arcu-Sul no Brasil e é executor do sistema de avaliação nacional de instituições de educação superior e de cursos de graduação. As ações do Instituto produzem indicadores e um sistema de informações que subsidiam tanto o processo de regulação, exercido pelo Ministério da Educação, quanto garantem transparência dos dados sobre qualidade da educação superior para toda a sociedade.
Arcu-Sul – O Sistema Arcu-Sul é um mecanismo permanente de acreditação regional do setor educacional do Mercosul. Seu objetivo é dar garantia pública, na região do Mercosul e dos estados associados, dos níveis de qualidade acadêmicos e científicos dos cursos. Os países participantes são Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia e Equador. A acreditação segue critérios regionais elaborados por comissões consultivas, sob a coordenação da Rana. Esse mecanismo respeita as legislações nacionais, e a adesão por parte das instituições de educação superior é voluntária.
O Arcu-Sul conta com um banco de avaliadores treinados especificamente para atuar no sistema: o Banco Internacional de Pares Evaluadores (Bipe). São cerca de mil especialistas registrados na plataforma eletrônica do banco.
Acesse o novo portal do Arcu-sul
Saiba mais sobre o Sistema Arcu-sul
Assessoria de Comunicação Social do MEC com informções do Inep
Fonte: https://www.gov.br/mec