Técnicos de laboratórios desconhecem alguns elementos de comunicação de perigos
Estudo, que avaliou profissionais de laboratórios acadêmicos de pesquisa e ensino, resultou em artigo publicado em periódico internacional
Técnicos de laboratórios em instituições de ensino superior, apesar de possuírem um bom nível educacional, não tinham conhecimento suficiente sobre os elementos de comunicação de perigos do Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS) exibidos nos rótulos. É o que mostra o artigo Laboratory technicians’ use and interpretation of hazard communication elements on chemical labels (Uso e interpretação por técnicos de laboratório de elementos de comunicação de perigo em rótulos químicos), publicado no periódico ACS Chemical Health & Safety.
Esse desconhecimento pode comprometer a avaliação e gestão de perigos e riscos de produtos químicos. Os técnicos de laboratório realizam muitas tarefas, como manter o inventário de produtos químicos atualizado, que inclui a identificação e categorização sistemática de perigos, o primeiro passo para avaliar e minimizar os riscos dessas substâncias.
Para avaliar se esses profissionais reconhecem e compreendem as informações de perigo padronizadas pelo GHS, foi utilizado um questionário baseado em rótulos de produtos químicos frequentemente usados. Apenas 5 dos 9 pictogramas foram satisfatoriamente explicados pelos participantes. Aqueles com maior distância semântica entre o símbolo e a função que ele representa foram mal interpretados.
Os autores – o engenheiro Celso Rossete e a tecnologista da Fundacentro Marcela Ribeiro – apontam que a indicação de perigo por meio das frases H fazia aumentar o número de respostas correta em relação às classes e categorias de perigo dos produtos químicos. Frase H é uma frase associada a uma categoria de perigo, que descreve a natureza e o grau do mesmo. Assim concluem que mensagens escritas concretas ajudaram os participantes a identificar os perigos.
O artigo é resultado da dissertação de mestrado – Compreensão das informações contidas nos rótulos de produtos químicos: Os profissionais da área de educação e pesquisa, realizada por Rossete no então Programa de Mestrado Trabalho, Saúde e Ambiente, da Fundacentro, sob a orientação de Marcela Gerardo Ribeiro.