Universidade gaúcha quer identificar medicamentos anti-COVID-19
Pesquisa da Unipampa é baseada no reposicionamento de fármacos, ou seja, de remédios já existentes
AUniversidade Federal do Pampa (Unipampa), no Rio Grande do Sul, tenta reposicionar fármacos para encontrar um tratamento contra a COVID-19 com medicamentos já usados no combate a outras doenças. O projeto é um dos selecionados no Programa de Combate a Epidemias da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os pesquisadores envolvidos trabalham para desenvolver novas formulações a partir da nanotecnologia (um nanômetro é a bilionésima parte de um metro).
As atividades tiveram início em agosto. “Estamos na parte inicial de desenvolvimento de formulações e avaliação em modelos alternativos”, afirma Sandra Elisa Haas, coordenadora do projeto. “Nossa estratégia representa diminuição de tempo e custos no processo de desenvolvimento e lançamento de novos medicamentos pela indústria”, explica a pesquisadora do programa de pós-graduação (PPG) em Bioquímica da Unipampa, situado em Uruguaiana (RS).
Atualmente, o estudo conta com a participação de mais sete professores do PPG em Bioquímica, quatro bolsistas de doutorado e dois de pós-doutorado, além de parceria com as Universidades de São Paulo (USP, Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro), Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, Ciências Farmacêuticas) e Estadual Paulista (Unesp, Ciências Ambientais). As instituições parceiras colaboram em experimentos relacionados à eficácia das formulações desenvolvidas.
Programa Combate a Epidemias
É um conjunto de ações de apoio a projetos, pesquisas e formação de pessoal de alto nível para enfrentar a pandemia da COVID-19 e temas relacionados a endemias e epidemias, no âmbito dos programas de pós-graduação de mestrado e doutorado do País. O Programa está estruturado em duas dimensões: Ações Estratégicas Emergenciais Imediatas e Ações Estratégicas Emergenciais Induzidas em Áreas Específicas.
Em três editais, 109 projetos de pesquisa e formação de recursos humanos foram selecionados, com o envolvimento de mais de 1.300 pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras. Os projetos vão estudar temas relacionados a Epidemias, Fármacos e Imunologia e Telemedicina e Análise de dados Médicos.
Confira no Programa de Combate a Epidemias os detalhes dos três editais:
– CAPES – Epidemias – Edital nº 09/2020
– CAPES – Fármacos e Imunologia – Edital nº 11/2020
– CAPES – Telemedicina e Análise de Dados Médicos – Edital nº 12/2020
Confira o resultado final do Edital nº 09/2020
Confira o resultado final do Edital nº 11/2020
Confira o resultado final do Edital nº 12/2020
Assessoria de Comunicação Social da Capes
Fonte: https://www.gov.br/mec